leclerc.jpg
iesfafe-01.jpg
Image1.jpg
LOGO ERA SITE.jpg
LOGO ACR SITE.jpg
LOGO SITE.png
municipio%20frafe%2008_edited.jpg
logo_Hermotor Quadrado preto.png
VACINAS SITE.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
logo faftir site.jpg
  • Armando César

Município de Fafe promove combate da vespa velutina com entrega de armadilhas

O Município de Fafe pretende implementar – no âmbito da candidatura “Deteção e Combate à espécie exótica invasora vespa velutina na Comunidade Intermunicipal do Ave” do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) – uma rede de armadilhas em todo o concelho. A colocação destas armadilhas pretende limitar o impacto desta espécie invasora, permitindo a captura de vespas, nomeadamente, e numa fase inicial, a captura de vespas fundadoras.

A implementação das armadilhas será efetuada em três fases (detalhadas abaixo), sendo que se pretende envolver os apicultores, juntas de freguesia, Serviço de Vigilância Ambiental do Município e associações, coletividades e grupos de voluntários. O objetivo é proceder à sua colocação nas proximidades de apiários, em zonas com um registo histórico de maior aparecimento de ninhos e noutros locais em que se justifique a sua instalação.

A entrega aos apicultores com apiários ativos (um por apiário) acontece já na próxima semana. A distribuição acontece na segunda-feira, dia 4 de abril, e na quinta-feira, dia 7, junto do Serviço Municipal de Proteção Civil, na Zona Industrial do Socorro.

FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE REDE DE ARMADILHAS 1ª FASE Destinatários: Apicultores com apiários ativos. Locais para instalação das Armadilhas: Nas proximidades dos apiários. Quantidade de Armadilhas a entregar: 1 por apiário. Entrega: Junto do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), sito nas Oficinas Municipais – Zona Industrial do Socorro, nas seguintes datas e horários: - Dia 4 das 14h30 às 18h00; - Dia 7 das 14h30 às 17h30; - Para outras datas e horários deverá ser efetuado o contacto prévio com o Serviço Municipal de Proteção Civil (253700400). Colocação das Armadilhas: Logo que possível após o levantamento da armadilha. 2ª FASE Destinatários: Juntas de Freguesia e Vigilância Ambiental. Locais para instalação das Armadilhas: Locais previamente identificados e assinalados pelo SMPC. Quantidade de Armadilhas a entregar: As necessárias para colocação nas áreas identificadas pelo SMPC. Entrega: Distribuição de Armadilhas pelas Juntas de Freguesia envolvidas no processo, através do serviço de Vigilância Ambiental. Colocação das Armadilhas: Colocação de Armadilhas pela Vigilância Ambiental a partir de 11 de abril. Colocação de Armadilhas pelas Juntas de Freguesia nos locais definidos logo que possível após a entrega das armadilhas. 3ª FASE Destinatários: Associações, Coletividades ou grupos de Voluntários. Apresentação de interesse e disponibilidade em participar no projeto: Demonstração de intenção em participar no projeto bem como a identificação da área do concelho que podem abranger. Essa intenção deverá ser efetuada até ao dia 14 de abril para o contacto de email vespas@cm-fafe.pt. Locais para instalação das Armadilhas: Locais previamente identificados e assinalados pelo SMPC. Quantidade de Armadilhas a entregar: As necessárias para colocação nas áreas identificadas pelo SMPC. Entrega: A partir do dia 19 de abril Colocação das Armadilhas: Colocação de Armadilhas nos locais definidos logo que possível após a entrega das armadilhas