top of page
leclerc.jpg
IEES.png
LOGO ERA SITE_edited.jpg
pub site.png
Novo-logo-da-DS.jpg
logo faftir site.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
Image2.jpg
atelier logo.png
pub site.png
358076610_576253454714813_52943724004093

Município de Fafe celebra 42º aniversário do Serviço Nacional de Saúde

O Presidente da Câmara, Raúl Cunha, assinalou hoje o aniversário do SNS com a habitual rega da Oliveira, que simboliza a vitalidade do serviço público de saúde, plantada no Parque da Cidade em 2019.

O Serviço Nacional de Saúde é uma das maiores conquistas da democracia portuguesa. Através da Lei n.º 56/79 concretizou-se o direito à proteção da saúde, à prestação de cuidados globais de saúde e o acesso a todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica e social, nos termos da constituição.


Nos últimos 40 anos, o SNS gerou ganhos em saúde que colocaram Portugal num lugar cimeiro no que se refere à qualidade de vida de milhões de cidadãos e reduziu muitas das desigualdades na sociedade portuguesa. Ao longo destas quatro décadas, Portugal manteve-se entre os países da OCDE com menores taxas de internamento por problemas de saúde sensíveis aos cuidados de saúde primários e à diminuição da incapacidade permanente. Temos assistido ao aumento da esperança de vida saudável à nascença para homens e mulheres, à diminuição da percentagem de pessoas que consideram não ter as suas necessidades de saúde satisfeitas, bem como ao aumento da percentagem de portugueses que classificam a sua saúde como boa ou muito boa.


Durante a pandemia da COVID-19, o Serviço Nacional de Saúde, através da dedicação dos seus profissionais, permitiu, de forma inegável, combater a pandemia de Covid-19. Deixamos, por isso, um justo reconhecimento público e a nossa gratidão a todos os profissionais de saúde que integram o SNS.

Lembramos que, em 2019, no âmbito do evento Terra Justa – Encontro Internacional de Causas e Valores da Humanidade, a Câmara Municipal de Fafe homenageou António Arnaut, ‘Pai do SNS’, pelo trabalho, o empenho e a inteira dedicação na promoção dos cuidados de saúde de toda a população portuguesa




bottom of page