top of page
leclerc.jpg
IEES.png
LOGO ERA SITE_edited.jpg
Banner Fafe TV.png
Logotipo Zome Fafe (3).png
Banner FafeTv edited.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
Image2.jpg
358076610_576253454714813_52943724004093
4MAT LOGO.jpg
epfafe.jpg

Núcleo de Artes e Letras de Fafe lança “Salto – Encontros Literários” nos dias 24 e 25 de outubro

  • Foto do escritor: Armando César
    Armando César
  • há 36 minutos
  • 2 min de leitura

O Núcleo de Artes e Letras de Fafe promove, nos dias 24 e 25 de outubro, a primeira edição dos “Salto – Encontros Literários de Fafe”, um evento que se desenvolve em torno dos temas Memória, Viagem e Resistência. A entrada é livre em todos os momentos da iniciativa.

Segundo o presidente do Núcleo, Artur Coimbra, o programa inclui um tributo literário ao escritor Mário Cláudio, no sábado, e um espaço dedicado ao escritor e cineasta Vicente Alves do Ó, com a apresentação do seu mais recente livro Que a vida nos oiça e do filme Os Portugueses, na sexta-feira.

O evento arranca na manhã de sexta-feira, dia 24, com uma atividade dirigida aos alunos da Escola Secundária de Fafe. Às 15h00, a Praça da Justiça acolhe um momento em torno das Resistências, com cartazes e canções de Abril.

Às 17h00, no Salão Nobre do Teatro-Cinema, o escritor Vicente Alves do Ó apresenta a sua obra, com apresentação a cargo de Pompeu Miguel Martins. A noite termina com a exibição do filme Portugueses, recentemente em cartaz nas salas nacionais.

O segundo dia, sábado, 25 de outubro, começa às 10h00 com uma viagem pelos espaços da cidade ligados à história da viagem e da resistência, partindo do Teatro-Cinema. Às 11h00, no Jardim do Calvário, realiza-se um apontamento musical com influência filarmónica, seguindo-se, na Biblioteca Municipal, uma atuação da Escola de Bailado de Fafe e leituras de poesia por autores locais.

Durante a tarde, será inaugurada, na Arcada, uma exposição de rua com a fotobiografia de Mário Cláudio. O dia encerra às 15h30, no Salão Nobre do Teatro-Cinema, com um tributo à obra do romancista, apresentado pelos académicos José Cândido Martins e José Carlos Seabra Pereira, com moderação do professor César Freitas, do Instituto Europeu de Estudos Superiores.

As atividades são reconhecidas como Ação de Curta Duração para docentes interessados.

Artur Coimbra sublinha que o evento pretende “envolver a cidade e deixar marcas para o futuro de um território marcado pelas migrações, pela viagem e pela resistência à ditadura”.

A iniciativa conta com o apoio do Município de Fafe, do Cineclube de Fafe, da editora Labirinto e do Instituto Europeu de Estudos Superiores, entre outras entidades.


ree

 
 
 

Comentários


Direitos reservados. A publicação de conteúdos deste site, impressa ou online, sem autorização, está sujeita a sanções legais.

EMAIL: fafetvtemporeal@gmail.com

CONTACTO: 966301409  

Fafe Tv ©2024

bottom of page