top of page
leclerc.jpg
IEES.png
LOGO ERA SITE.jpg
LOGO ACR SITE.jpg
LOGO.jpg
logo faftir site.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
Image2.jpg
atelier logo.png

Orçamento Municipal aprovado sem votos contra


Os documentos que representam as Grandes Opções do Plano e Orçamento do Município de Fafe para o ano económico de 2020 foram, hoje, aprovados, sem votos contra.

Trata-se de um Orçamento de continuidade, que dá sequência a todo o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos seis anos, traduzindo, nos seus traços mais significativos, as opções e os projetos apresentados, concretizando os compromissos assumidos com os fafenses e com os seus representantes políticos.

É um Orçamento que ultrapassa os 40 milhões de euros, elaborado com base numa política de rigor, uma situação financeira saudável e equilibrada.

No investimento efetuado nas Funções Sociais que representam cerca de 15,7 milhões de euros, é destacado o investimento na Educação e na Habitação e Serviços Coletivos.

Mantém o investimento de 4,9 milhões na Recuperação e Requalificação do Bairro da Cumieira – habitação e espaços envolventes.

Apresenta um conjunto de obras de construção da nova Piscina Municipal, dos novos Campos de Ténis, de requalificação do Pavilhão Municipal e de conversão do armazém da antiga estação numa Galeria de Arte.

Concretiza um conjunto de obras públicas de requalificação urbanística em algumas zonas da cidade, concretamente a Requalificação da Rua Raul Brandão e arruamentos complementares e a Requalificação da Rua Nova e da Sanguinha em Pardelhas.

Dá continuidade às políticas sociais, de proteção aos mais desfavorecidos e com os que apresentam maiores dificuldades económico-financeira, como Programa Municipal de Apoio à Renda, o Programa Municipal para a Melhoria da Habitação de Agregados Familiares Carenciados, o apoio no transporte ambulatório de doentes, o fundo de emergência social e a atribuição de bolsas de estudo.

Mantém a promoção da cultura e da identidade fafense, de mãos dadas com o turismo como uma fonte de receita para a economia local. A promoção dos projetos que colocam Fafe no mapa, como o Festival da Vitela Assada à Moda de Fafe, o Terra Justa, o Rally WRC, a participação na Bolsa de Turismo, a Volta a Portugal em Bicicleta e muitos outros continuam a ser uma aposta.

No âmbito das funções económicas, destaca-se o investimento no processo de criação

da Zona Industrial de Regadas, concretizando-se também várias obras de beneficiação e requalificação da rede viária em vários pontos do concelho.

Mantém a política de descentralização para as Freguesias, com a disponibilização de mais de 2 milhões de euros para investimento nos seus territórios, assim como a política de proximidade e apoio às coletividades e associações do concelho.

Do orçamento, salienta-se a diferença entre a receita corrente de 27,6 milhões de euros e a despesa corrente de 24,7 milhões de euros, que permite uma poupança corrente na ordem dos 2,8 milhões de euros, possibilitando o reforço no investimento de capital que no próximo ano se prevê que atinja um montante superior a 15 milhões de euros.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page