top of page
leclerc.jpg
IEES.png
LOGO ERA SITE_edited.jpg
pub site.png
Novo-logo-da-DS.jpg
logo faftir site.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
Image2.jpg
atelier logo.png
pub site.png
358076610_576253454714813_52943724004093

Paróquia de Fafe cria serviço de atenção ao próximo.


O mote é mesmo esse: não deixar ninguém esquecido e nesse contexto a Paróquia de Fafe criou um serviço que pretende prestar ajuda e atenção, a quem dela precisa.



"Para não deixar ninguém esquecido nem caído, sobretudo nesta fase difícil da pandemia, surge na nossa Paróquia um serviço de atenção ao próximo, formado por alguns voluntários e voluntárias, que pretendem apostar na criação de uma cultura de acolhimento e de caridade, respondendo, dentro das possibilidades, a emergências sociais ou encaminhando para melhores respostas existentes no tecido social local. Mais do que realizar ações de assistência e apoio que já outros fazem (ainda que também possam ser desenvolvidas), este serviço paroquial prima pela atenção proactiva, cooperando na edificação de uma comunidade de amor e de uma autêntica fraternidade, na estreita ligação com outras instituições que prestam qualquer tipo de assistência aos mais necessitados.

Na ligação à temática do ano pastoral que vivemos, que se inspira na parábola do Bom Samaritano, e na sua concretização, queremos criar uma plataforma ou rede de vigilância e de cuidado, assente naquele olhar compassivo que permite não deixar ninguém de lado ou para trás. Na verdade, “onde há amor há um olhar”. Não se pretende mais uma estrutura pastoral ou social (ainda que requeira alguma simples organização), mas, sobretudo, a criação de uma cultura de atenção, de acolhimento e de fraternidade, que se inspira no bom samaritano que não deixa que a indiferença grasse em qualquer caminho, mas que alarga o espaço do coração para se fazer próximo à miséria do irmão.

Chamamos a este serviço Coração Samaritano porque a intenção é que cada um viva aquele amor ao jeito de Cristo, o verdadeiro e único Bom Samaritano, que leva a considerar o outro como “precioso, digno, aprazível e bom”, como escreve e desenvolve o Papa Francisco, na sua mais recente encíclica “Fratelli Tutti” (n. 94): “O amor ao outro por ser quem é, impelenos a procurar o melhor para a sua vida. Só cultivando esta forma de nos relacionarmos é que tornaremos possível aquela amizade social que não exclui ninguém e a fraternidade aberta a todos”.

De notar que este serviço nasce nesta circunstância pandémica tão desafiadora e é apresentado formalmente neste que é o IV Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco, e que este ano tem como lema “Estende a tua mão ao pobre” (Sir 7, 32). De facto, como diz o Santo Padre, na Mensagem que escreve para este dia: “Estender a mão é um sinal: um sinal que apela imediatamente à proximidade, à solidariedade, ao amor” (n. 5). Para nós, é um sinal concreto e um compromisso: que todos possam ser “bons samaritanos que tomam sobre si a dor dos fracassos” (FT, 77). Assim sendo, se alguém estiver interessado em ser e ter um Coração Samaritano que “dê um passo em frente”.

Ao mesmo tempo, informamos que se alguém precisar de alguma ajuda urgente ou se conhecer alguma situação difícil que necessite de ajuda, contacte-nos por aqui: 253599316 – 927481781 – 927201816 – 910273481 – 913049276 ou pelo email paroquiadefafe@gmail.com."




bottom of page