A fafense Paula Nogueira, Investigadora/Gestora de projecto (Centro de Física da Universidade de Coimbra), venceu a décima sétima edição do prémio de História Local, com o texto "Biografia do médico José Teixeira e Castro Guimarães – autor de A Luz electrica (jornal O Povo de Fafe, 1914-1915)”.
Artur Ferreira Coimbra, chefe da Divisão de Cultura, Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Fafe, Artur Magalhães Leite e Daniel Bastos, foram os elementos que fizeram parte do júri.
Considerou o júri na sua argumentação, que o trabalho satisfaz os requisitos expressos e exigidos no regulamento do Prémio. A mensagem que a autora pretende transmitir ao leitor, acerca do médico e republicano José Teixeira e Castro Guimarães (1870- 1940), que foi também vereador da Câmara de Fafe na I República, é extremamente conseguida pela formulação de uma simbiose do retrato psicológico, cultural, técnico, político, profissional, e até um pouco do retrato físico.
O Prémio, que visa estimular a pesquisa e investigação em torno da identidade deste Município, no passado e nas suas diferentes perspetivas, tem o valor de 1 000 Euros e será entregue em 25 de Abril próximo. O trabalho será objeto de publicação em futura edição da revista cultural Dom Fafes.

Σχόλια