A Associação Bandeira Azul Europa (ABAE) acaba de distinguir a Praia de Albufeira de Queimadela com Bandeira Azul, símbolo que atesta a sua qualidade e distingue o esforço pelo desenvolvimento sustentável e respeito pelo ambiente. Esta é a quarta vez que a praia fluvial de Fafe recebe este galardão, depois de ter sido distinguida em 2021, 2022 e 2023.
Recorde-se que a praia fluvial da Barragem da Queimadela detém igualmente a bandeira de “Praia Acessível – Praia para Todos”, um programa que promove o cumprimento da legislação sobre acessibilidade em vigor nas praias portuguesas, e a bandeira de “Praia com Qualidade de Ouro”, que atesta a qualidade das suas águas.
A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios. Os critérios estão divididos em quatro grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.
O Júri Nacional do Programa Bandeira Azul é composto por diversas entidades da administração pública e da sociedade civil, tendo como missão avaliar as candidaturas ao Programa Bandeira Azul e submeter as aprovadas ao Júri Internacional.
Texto e fotografia: Município de Fafe
Comments