top of page
leclerc.jpg
IEES.png
LOGO ERA SITE_edited.jpg
pub site.png
Novo-logo-da-DS.jpg
logo faftir site.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
Image2.jpg
atelier logo.png
pub site.png
358076610_576253454714813_52943724004093

Programação natalícia do Concelho de Fafe arranca no dia 1 de dezembro

A programação "Fafe Cidade Natal 2022" arranca no dia 1 de dezembro, contemplando uma agenda preenchida e diversificada até ao Dia de Reis, destacando-se o facto de ser o primeiro Natal com programa completo após o início da pandemia. O Município pretende apresentar a cidade de forma viva e colorida para viver este Natal e animar o comércio local.



O programa arranca no dia 1 de dezembro, com a chegada surpresa do Pai Natal à Praça 25 de abril, acompanhado por uma marcha natalícia, e a apresentação, no Jardim do Calvário, de um Presépio Vivo, o presépio «Fafe, Cidade Natal», com a representação em miniatura dos edifícios mais emblemáticos de Fafe pelos Restauradores da Granja. Nas tardes de domingo e feriados do mês de dezembro haverá música no coreto.



Ainda no primeiro dia de dezembro à tarde, serão inaugurados o Mercadinho de Natal e as iluminações. A iluminação de Natal estará ligada de domingo a quinta das 17h30 às 23h00 e às sextas, sábados e vésperas feriados das 17h30às 24h00. Tendo em conta o contexto de poupança energética que está a ser adotada pela autarquia, este ano as iluminações ligam-se meia hora mais tarde e desligam-se mais cedo durante a semana e ao domingo.



No dia 14 de dezembro, de manhã, apresenta-se, no Multiusos de Fafe, um espetáculo especial de Natal destinado a crianças do ensino pré-escolar e primeiro ciclo. Também nesse dia, à tarde, têm início as sessões de cinema de Natal para crianças do 1º, 2º e 3º ciclos do concelho na Sala Manoel de Oliveira, uma atividade sujeita a inscrição e à lotação da sala. Serão realizadas sessões, de manhã e tarde, nos dias 15 e 16 de dezembro. Entre outros pontos do programa, destacam-se o Mercado Bio de Natal (17 de dezembro), cinema para toda a família e animação de rua, uma concentração motard (18 de dezembro) e o espetáculo de Natal "Toy Story" apresentado pela Academia de Dança Nun'Álvares - ADN.



A dança contemporânea com o espetáculo "Depois do fim" subirá ao palco do Teatro Cinema no dia 3 de dezembro, às 21h00, e no dia seguinte (4 de dezembro) há concerto pela Banda Filarmónica de Golães, às 16h30. Os jovens músicos em formação da Banda de Revelhe atuam no  Jardim do Calvário (8 de dezembro, 16h00) e a Banda Filarmónica de Revelhe atua no Teatro Cinema (10 de dezembro). Os UHF atuam no Teatro Cinema, no dia 23 de dezembro, para apresentar o concerto "Podia ser Natal", partilhando o palco com o Coro Juvenil Academia José Atalaya. No dia 30, às 21h00, haverá um espetáculo de fecho de ano com a Orchestra Club, também no Teatro Cinema.



No dia 26 de dezembro serão assinalados os 130 anos de existência do Jardim do Calvário, com uma recriação de época que recordará o momento inaugural do Jardim.


Para janeiro e a celebrar o novo ano, serão retomados os tradicionais Cantares de Reis das escolas no Pavilhão Multiusos (dia 6 de janeiro, 10h00) e à noite realiza-se o Concerto de Reis pela Orquestra do Norte no Teatro Cinema. No dia 8 de janeiro, os Cantares dos Reis vão ouvir-se pela cidade. Os participantes serão avaliados por um júri e haverá dois finalistas de cada grupo que seguirão depois até ao Multiusos para as últimas atuações e aí serão selecionados os três melhores. Na semana seguinte, o vencedor será recebido na Câmara Municipal.



Ao longo de todo o mês de dezembro, a Biblioteca Municipal oferece uma programação especial de Natal, onde se inclui leitura de contos, uma oficina de atividades experimentais e um atelier de expressão artística.




Chamada à participação das coletividades e associações do Concelho


Este ano, e com vista ao envolvimento das associações e coletividades do Concelho, o Município lançou o repto a estas entidades para integrarem ativamente o programa de Natal. Entre outros desafios, as coletividades, juntas de freguesia e escolas, foram convidadas a participar no Mercado de Natal, através de animação ou exploração de stands, a apresentar um presépio vivo no Jardim do Calvário (um presépio diferente nas tardes de domingo e feriados do mês de dezembro) e também a participar na I Exposição de Árvores Ecológicas de Natal.

bottom of page