A primeira edição do FEN Winter Sessions acontece em Fafe, num festival itinerante que vai albergar concertos nas salas do Club Fafense, a Estação Memória, o Café Avenida e o Matadouro. Glockenwise, MÁQUINA., Cave Story, Dishuman, A Sul c/ Marta Fonseca e Pré-Dissolução, Techorpsen e Minão DJ set. O evento realiza-se a 23 de novembro e os bilhetes já se encontram à venda na plataforma Shotgun, no Posto de Turismo de Fafe, Café Avenida e Club Fafense.
Glockenwise pode parecer um nome estranho, mas não o é no panorama musical português. A banda natural da cidade de Barcelos surge de uma ânsia existencial de fazer música, ou qualquer outra arte para o efeito. Depois de Heat (2015), Plástico (2018) e do tema Calor (2018), que contou com a participação de Rui Reininho, em fevereiro de 2023 os Glockenwise apresentaram o álbum Gótico Português. Forjados na energia inconformista do punk, sempre pontuados por uma característica melancolia que serviu de fio condutor até à identidade sonora presente neste disco, e que os tem vindo a demarcar de classificações mais evidentes. Um trabalho que é descrito como um olhar apreciativo da margem, de um Portugal a fervilhar na margem, abundante em manifestações culturais interessantes e bizarras, rico e diverso em tradições visuais e orais.
Os MÁQUINA. regressam a Fafe para mais um dos seus concertos eletrizantes. Partindo da repetição minimalista do krautrock, do EBM e do techno industrial, a banda explora as fronteiras destes géneros com força - esculpindo um som cheio de adrenalina que é tão adequado para salas escuras e suadas como para a pista de dança. Após o seu disco de estreia DIRTY TRACKS FOR CLUBBING (2023), a banda lançou este ano PRATA um repertório musical de dança orgânica que é igualmente punk e psicadélica, tocada por uma formação de power trio de guitarra-bateria-baixo a funcionar a todo o vapor, sem um
sintetizador à vista.
Os Cave Story regressam à sala de visitas do Minho fruto de uma colaboração com o projeto local MalFeito. Revigorando a linguagem do rock, habituaram o público ao seu vocabulário extenso de toadas minimalistas repletas de sagacidade e deleite com West (2016) e Punk Academics (2018). Em The Town, editado no final de 2021, o grupo partiu para uma exploração da estrutura da canção numa vertente intimista e intensamente texturada. O início de 2023 trouxe-nos o seu terceiro e mais recente álbum: Wide Wall, Tree Tall. A banda rock e post punk das Caldas da Rainha é composta por Gonçalo Formiga, na voz e guitarra, Ricardo Mendes, na bateria e Zé Maldito, samplers e guitarra, que convocam ainda Bia Diniz de April Marmara, para assumir o baixo.
A cidade de Fafe recebe também o d-beat raw punk dos Dishuman. O coletivo formado por três membros naturais de Arco de Baúlhe, surge no início de 2021, ano em que lançam a sua primeira demo. Lançada, curiosamente, em formato de cassete, este primeiro trabalho da banda teve o cunho da Human Dizcharge, sediada em Londres e da Roachleg Records, sediada em Nova Iorque, o que levou os Dishuman a ganhar uma boa reputação no panorama punk underground internacional. O seu som agressivo com influência apenas de Discharge e Disclose, duas bandas de d-beat dos anos 80 e 90, respectivamente, já levou o conjunto a percorrer algumas salas do seu próprio país, bem como diferentes cidades europeias, de que são exemplo Leeds, Sheffield, Barcelona, entre outras. As suas composições simples com letras são políticas, maioritariamente contra a guerra e a repressão policial, chegam em novembro a Fafe.
A organização adiantou ainda mais dois nomes que vão subir a palco no dia 23 de novembro. A Sul c/ Marta Fonseca leva até Fafe um concerto de músicas inéditas do projeto d’A Sul onde, a mesma, convida Marta Fonseca, guitarrista, para fazer arranjos de guitarra clássica baseados nas suas canções. Um serão intimista onde A Sul canta e é acompanhada pela sensível e melodiosa guitarra de Marta. Estes temas fazem parte do álbum de estreia da própria que sairá em 2025.
Camila e Helena Margarida com o seu projeto Pré-Dissolução concluem, para já, o leque de nomes avançados pela organização. O duo nasce inesperadamente em 2023 após a desenvoltura das gravações do Dissolve, EP com composições de Camila e produção de Helena Margarida. Este projeto explora e dissolve emoções, procurando transformar até as menos compreendidas e partilhadas em algo que possa transmitir beleza e calma. Em Pré-Dissolução, a dupla feminina junta a voz e a guitarra num ambiente intimista, com temas originais, covers, muito amor, carinho e acima de tudo, partilha.
Com lugar cativo na primeira fila dos concertos de rock, Techorpsen promete uma viagem acelerada para fazer suar o corpo. Ritmos vários, malhas com muito gesso, exotismos orientais, o que interessa é não ficar parado. Artista plástica de raíz, parte da dupla The Ema Thomas, d'Os Overdoses e de outros projetos, desdobra-se e rebola-se nas noites do Porto sobre vários formatos e feitios. Estreia-se na cidade de Fafe na primeira edição do FEN Winter Sessions.
A primeira edição do Winter Sessions marca também a estreia de Minão enquanto DJ. O fafense promete um DJ set que é uma celebração ao ghetto tech, um género intenso que mistura techno, hip-hop e electro com bastante bass e energia.
Dia 23 de novembro, Fafe acolhe os concertos de Glockenwise, MÁQUINA., Dishuman, A Sul c/ Marta Fonseca, Pré-Dissolução, Techorpsen e Minão DJ set. Os bilhetes para o FEN Winter Sessions já se encontram disponíveis na plataforma Shotgun, no Posto de Turismo de Fafe, Café Avenida e Club Fafense.
Comments