leclerc.jpg
iesfafe-01.jpg
Image1.jpg
LOGO ERA SITE.jpg
LOGO ACR SITE.jpg
LOGO SITE.png
municipio%20frafe%2008_edited.jpg
logo_Hermotor Quadrado preto.png
VACINAS SITE.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
logo faftir site.jpg
  • Armando César

Semana Santa de Fafe e Fornelos

Com a retoma de algumas tradições interrompidas pela pandemia, com um concerto de música sacra e com as principais celebrações do tríduo pascal, as Paróquias de Fafe e Fornelos vivem a Semana Santa com grande intensidade e com a envolvência geral dos paroquianos que se empenham de forma exemplar na dinamização da "Semana Maior".


Depois das celebrações do domingo de Ramos que evoca a entrada messiânica de Jesus em Jerusalém, as duas paróquias viverão de novo a via sacra interparoquial que é retomada no dia 11 de Abril, às 21h, partindo de Fornelos e terminando em Fafe.


A dinamização deste momento cabe ao grupo de jovens Sayes e as reflexões feitas pelos grupos de ambas as paróquias incidirão sobre “os crucificados do nosso tempo”. Guerra, violência doméstica, gravidez na adolescência, crianças retiradas às famílias, refugiados, mulheres, jovens toxicodependentes, pessoas invisuais, prostituição, sem abrigo, ajuda humanitária, povos indígenas, deficiência mental, doentes terminais e pobres são as situações de periferia pelas quais se rezará em cada estação da via sacra que terminará na Praça 1º de Maio, em Fafe.


A terça e quarta-feira nas duas paróquias são essencialmente dias penitenciais: na terça-feira há confissões em Fornelos, às 17h, e na quarta-feira há confissões em Fafe, de manhã, à tarde e à noite, com a ajuda dos sacerdotes do arciprestado.


De registar também um momento de elevada qualidade cultural: o concerto sacro com a soprano Carla Caramujo e o ensemble barroco La Nave Va, levado a cabo em parceria com o Município de Fafe. Decorrerá na Igreja Nova de S. José, na terça-feira, dia 12, às 21h, com entrada livre.


Os dias do Tríduo Pascal serão vividos nas duas paróquias com a intensidade própria das celebrações litúrgicas únicas em todo o ano: a Missa da Ceia do Senhor, com o Lava Pés, na Quinta-Feira Santa, às 21h30; a Celebração da Paixão do Senhor, na Sexta-Feira Santa, às 15h, em Fafe, e às 18h30, em Fornelos; e a Vigília Pascal, no Sábado Santo, às 21h30.


De destacar a Procissão Comemorativa do Enterro do Senhor, nas ruas da cidade de Fafe, na Sexta-Feira Santa, a partir das 21h15.


O Domingo de Páscoa é vivido de forma intensa com a Eucaristias do Dia e com as Visitas Pascais em ambas as Paróquias. Em Fafe teremos 43 grupos do compasso, em Fornelos teremos 3 grupos que anunciarão, com as necessárias adaptações do tempo pandémico, a alegria da Ressurreição na casa das famílias.


Em ambas as Paróquias o enceramento da Visita Pascal será marcado com a solene Eucaristia, às 19h, precedida das Procissões da Ressurreição.


Texto e fotografia: Paróquia de Fafe