leclerc.jpg
iesfafe-01.jpg
Image1.jpg
LOGO ERA SITE.jpg
LOGO ACR SITE.jpg
LOGO SITE.png
municipio%20frafe%2008_edited.jpg
logo_Hermotor Quadrado preto.png
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
logo faftir site.jpg
  • Redação

Terra Justa vai homenagear a Organização Internacional do Trabalho.

A edição de 2019 do Terra Justa - Encontro Internacional de Causas e Valores da Humanidade, promovido pelo Município de Fafe, vai decorrer entre 3 e 6 de abril. Trabalho, Liberdade e Saúde são os temas centrais desta edição que decidiu homenagear a Organização Internacional do Trabalho, a Obra Vicentina de Auxílio ao Recluso e ainda o anterior diretor geral de saúde, Francisco George, bem como, a título póstumo António Arnaut.

No ano em que celebra o seu centenário, a OIT é a instituição escolhida para ser homenageada no Terra Justa, pelo papel que esta agência internacional tem tido na promoção do trabalho em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humanas. A OIT conta com cerca de 2 centenas de países, com dezenas de escritórios espalhados pelo Mundo e tem sede em Genebra na Suíça.

A problemática das prisões e dos reclusos merece também especial destaque na edição de 2019. No dia 4 de abril, segundo dia do evento, estará em evidência a OVAR - Obra Vicentina de Auxílio aos Reclusos, organização fundada em 1969, prestes a fazer 50 anos e que recebeu, em dezembro último, o Prémio Direitos Humanos 2018, da Assembleia da República. Manuel Almeida Santos, presidente da OVAR desloca-se a Fafe para a cerimónia, prometendo debater e trazer a público realidades “desconhecidas e fraturantes” sobre o sistema.

O pai do SNS, António Arnaut será homenageado, a título póstumo, numa cerimónia que terá lugar a 5 de abril. Nesse mesmo dia, Francisco George será também distinguido, pela entrega de uma vida ao Serviço Nacional de Saúde.

Seja por via das homenagens, dos debates, das conferências, das inúmeras atividades culturais, das exposições, ou simples conversas de café por onde já passaram várias personalidades que dedicaram a sua vida a uma causa ou que defendem valores universais, o objetivo é que "todos paremos para pensar", como sublinhou na primeira edição o Professor Eduardo Lourenço.

O centro da cidade é durante o Encontro Internacional Terra Justa, "decorado" com factos, figuras, textos e histórias reais que se relacionam com os grandes valores e causas da humanidade. Os homenageados são, ainda, convidados a depositar num mural em granito, uma mensagem que só será aberta 25 anos depois. Muitas das iniciativas decorrem em espaços informais como cafés, jardins ou outros espaços públicos e as homenagens institucionais têm lugar no Teatro-Cinema.


Fotografia. Município de Fafe



VACINAS SITE.jpg

Direitos reservados. A publicação de conteúdos deste site, impressa ou online, sem autorização, está sujeita a sanções legais.

EMAIL: fafetvtemporeal@gmail.com

CONTACTO: 966301409  

Fafe Tv ©2020