top of page
leclerc.jpg
IEES.png
LOGO ERA SITE_edited.jpg
pub site.png
Novo-logo-da-DS.jpg
logo faftir site.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
Image2.jpg
atelier logo.png
pub site.png
358076610_576253454714813_52943724004093

"Tilt Shift": Até 26 de agosto no Arquivo Municipal

A Fafe Tv falou com a vereadora da Cultura, Paula Nogueira e com o Curador da exposição, o fafense Diogo Vasconcelos.

O Arquivo Municipal de Fafe acolhe, de 24 de junho a 26 de agosto, a exposição Tilt-Shift, um projeto composto por quatro instalações construídas com e para a comunidade local de Fafe. A exposição parte do enraizamento cultural do mito da “Justiça de Fafe”, que pertence ao imaginário da identidade fafense, convidando os seus intervenientes a reajustar a perspetiva que têm sobre ele, de forma a pensar agora no futuro enquanto coletivo e a refletir sobre a questão da identidade, da pertença a uma comunidade, a evolução da mesma e das suas histórias.

Com a curadoria do artista fafense Diogo Vasconcelos, as instalações foram desenvolvidas em contexto de residência artística pelo próprio curador e pelos artistas convidados Frederico Martinho, Margaryta Kulichova e Mário Vinagre (Moreno Ácido), com a colaboração de fafenses de grupos etários diversos, desde crianças dos 6 aos 10 anos, jovens dos 13 aos 18 anos e seniores maiores de 65 anos. O momento inaugural será aberto ao público e está agendado para a próxima sexta-feira, 24 de junho, às 18h00, estando previsto um concerto de abertura de "Menino da Mãe".

O mote do "Tilt Shift" foi a exposição "Interiores", composta por uma série de fotografias feitas por Diogo Vasconcelos, onde há uma invasão da intimidade dos retratados e uma exposição do seu íntimo. "Tilt shift" é sobre mudar a forma de olhar a cidade, de apresentar um outro olhar sobre o que está enraizado. A exposição pretende, assim, estabelecer um diálogo com a comunidade local, interagindo com o seu contexto e desafios específicos, motivando os seus cidadãos a refletir sobre as suas idiossincrasias.

Na prática fotográfica, Tilt-Shift é uma técnica utilizada em fotografia onde, através da inclinação da máquina e reposicionamento da lente, nos é possível reajustar uma perspetiva. Entre outros efeitos, esta técnica permite-nos ajustar a posição do objeto da fotografia na área da imagem, sem a necessidade de mover o corpo da câmara.

A entrada na exposição é gratuita.



bottom of page