Direitos reservados. A publicação de conteúdos deste site, impressa ou online, sem autorização, está sujeita a sanções legais.

EMAIL: fafetvtemporeal@gmail.com

CONTACTO: 966301409  

Fafe Tv ©2019

leclerc.jpg
municipio frafe 08.2018.png
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
iesfafe-01.jpg
LOGO ACR SITE.jpg
Image1.jpg
LOGO JORGE PINHEIRO SITE.jpg
  • Redação

Pedestrianismo: Percorrer a PR 3 MDB – Fisgas de Ermelo com descida às Piocas de Baixo


Evento decorre a 18 de Junho em Ermelo - Mondim de Basto, visitando uma zona de encantar, pela sua enorme beleza paisagística. Venha daí.


O Parque Natural do Alvão é uma área protegida possuidora de vasto património natural e cultural, que resulta na existência de imensos locais de grande interesse, para quem gosta do contacto direto com a natureza.

Para que possa desfrutar o melhor possível da beleza extraordinária da paisagem, consolidar conhecimentos e divertir-se durante uma visita ao parque, os Restauradores da Granja sugerem-lhe a realização do percurso pedestre PR 3 – Fisgas de Ermelo. Esta permite-lhe um contacto mais direto com a natureza e, simultaneamente, conhecer valores do património natural, paisagístico e cultural.

Nesta aventura, destaca-se a Cascata das Fisgas de Ermelo. Este local foi um dos 21 finalistas da iniciativa 7 Maravilhas – Praias de Portugal, na categoria de praias selvagens, dada a sua invulgar beleza e riqueza ao nível do estudo da geomorfologia e geologia.

Percurso

Partida e Chegada: Restaurante Sabores do Alvão, junto à igreja paroquial de Ermelo – Mondim de Basto – 41.360690, -7.889221 / - 41°21'37.4"N 7°53'21.5"W

Hora da Partida: 10 h

Tipo de Percurso: percurso circular de pequena rota (PR), por caminhos rurais e de montanha (marcado segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal).

Âmbito: desportivo, ambiental e paisagístico

Distância a percorrer: 15 km

Duração do percurso: cerca de 6 horas

Nível de Dificuldade: elevada

Desníveis: muito acentuados

Desnível acumulado: + 652 m

Altitude mínima e máxima: 327 m / 771 m

Pontos de interesse: aldeias de Ermelo e Varzigueto; quedas de água das Fisgas de Ermelo; miradouros das Fisgas; rio Olo; piocas (pequenas lagoas de água cristalina).

Inscrição obrigatória

Taxa de Inscrição/Marcha (efetuadas e pagas até 15/06/2017):

  • 3 caminhadas para portadores de Licença Desportiva da FCMP atualizada

  • 5 caminhadas para os restantes participantes

Seguro obrigatório para quem não possuir Licença Desportiva da FCMP

Elementos para efetuar o seguro: nome, data nascimento, n.º BI ou CC e NIF

Pagamento:

  • Na sede dos Restauradores da Granja.

  • Por transferência bancária para a conta IBAN: PT50 0045 1110 4005 1700 255 69, da qual deve fazer prova.

Inclui: participação na atividade, seguro e crachá

Importante

  1. O percurso é de grande exigência em termos físicos, considerando os desníveis acentuados que apresenta; cada participante deverá aferir cuidadosamente da sua aptidão para o abordar;

  2. Cada participante deverá levar na sua mochila água e alimentação suficiente para toda a jornada (a);

  3. Deverá usar roupa leve e que permita a transpiração, sapatos ou botas de montanha confortáveis e com boa aderência (nada a estrear), meias sem costuras, protetor solar, óculos de sol, chapéu e um agasalho na mochila;

  4. A meio do percurso será feita uma pausa maior para almoço, junto à Taberna Martins, onde poderá tomar uma refeição ligeira e adquirir bebidas;

  5. No final da caminhada haverá um convívio, junto ao Restaurante Sabores do Alvão, onde poderá tomar uma refeição ligeira e adquirir bebidas;

  6. Levar uma muda de roupa para trocar no final da etapa que guardará no seu automóvel;

  7. Levar fato de banho e toalha, caso queiram refrescar-se nas piocas.

(a) Alimentos para levar na mochila: Sandes (fiambre, presunto, queijo, vegetais, escolha geleias em vez de gorduras); Saladas frias ricas em hidratos de carbono (massas e arroz); Frutas frescas (laranja, maçã, etc…); Chocolate (de preferência amargo); Bolachas e biscoitos; Frutos secos (quanto mais variados melhor); Barras energéticas; Snacks salgados; e principalmente água e/ou bebidas isotónicas. Construa o seu próprio menu, dando prioridade a alimentos de menor peso, maior energia e maior capacidade de conservação.

* * *

Organização:

- Restauradores da Granja/Fafe – Secção de Pedestrianismo

Apoios:

- Federação de Campismo de Montanhismo de Portugal

- Junta de Freguesia de Fafe

- IPDJ