top of page
leclerc.jpg
IEES.png
LOGO ERA SITE_edited.jpg
pub site.png
pub site.png
municipio%20frafe%2008_edited.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
Image2.jpg
358076610_576253454714813_52943724004093

Plano e Orçamento Municipal foi Aprovado


No valor total de 38,5 milhões de euros, dos quais 16,3 milhões são destinados a investimento o documento foi aprovado com os votos do PS, a abstenção do movimento Fafe Sempre e o voto contra da coligação Unidos a Fafe.


Foram precisas duas reuniões para aprovar o plano e orçamento municipal para o próximo ano. Na manhã de terça-feira decorreu a primeira de duas reuniões, que terminou com os votos favoráveis do partido socialista, a abstenção dos vereadores do movimento Fafe sempre e o voto contra de Jorge Costa da coligação Unidos a Fafe.

O documento terá de merecer agora a aprovação dos deputados da assembleia municipal, o que a julgar pela tendência de voto em sede de executivo, não constituirá qualquer problema.

No valor total de 38,5 milhões de euros, dos quais 16,3 milhões de euros respeitam a investimentos, mantendo uma forte aposta em projetos com apoios comunitários.

Este Orçamento vai permitir que em 2018 se continue a desenvolver políticas de apoio aos Fafenses que se encontram em maiores dificuldades e carências, assim como manterá as medidas de proximidade e descentralização com as Juntas de Freguesia, Associações e coletividades locais.

Este é um Orçamento que representa a continuidade das Grandes Opções e Planos aprovadas em 2017. No próximo ano, o Município de Fafe dará seguimento às obras estruturantes e com forte impacto para a comunidade, iniciadas este ano, como é exemplo da renovação e requalificação da Escola Secundária de Fafe e do Centro Educativo Carlos Teixeira, a construção do Nó de acesso à Z1 de Arões/Golães, a requalificação do Bairro da Cumeira, a regeneração urbana da cidade de Fafe e a construção do novo canil municipal.

Neste orçamento estão também previstas, entre outras empreitadas, a conclusão da Estrada de Antime / Silvares S. Clemente, da Estrada de Passos, bem como doLargo 1º de Dezembro e da nova artéria da cidade, a Rua Ângelo Medon (por trás do edifício da Indaqua).

Este orçamento permite ainda a continuação do trabalho com vista à criação da Zona Industrial de Regadas e perspectiva o início das obras de construção do Nó de acesso à Zona Industrial de Arões / Golães. Também a Zona Industrial do Socorro será requalificada, no que ao estacionamento, trânsito, sinalização e construção de passeios diz respeito.

Previsto está também, dando continuidade à obra executada no mandato anterior, o alargamento da rede de água e saneamento, a melhoria do Parque da Cidade, a requalificação da Praça 25 de Abril e dos Passeios da Avenida do Brasil.

Continuar-se-á a dar a maior atenção às questões sociais, procurando ter sempre disponíveis as ferramentas e meios necessários para ajudar as famílias com maiores dificuldades e carências. Os programas de apoios social mantêm-se, procurando dar resposta à crescente procura. Também os centros de convívio terão o apoio necessário ao seu funcionamento, projectando-se a instalação de novos centros.

O Orçamento para 2018 contempla ainda a renovação dos meios de transporte de alunos das freguesias e a requalificação, já há tanto aguardada, do Centro Coordenador de Transportes (central de camionagem de Fafe).

A modernização administrativa da Câmara Municipal e sua progressiva informatização será também uma preocupação a ter em linha de conta, com vista ao melhoramento do seu funcionamento e, desse modo, prestar um melhor serviço aos cidadãos.

O Orçamento de 2018 contempla também uma política que busca manter o equilíbrio económico e financeiro do Município. A Autarquia mantém, em termos de política fiscal, a redução/devolução de 2% do IRS aos fafenses.

A promoção turística e cultural mantém-se como forte aposta no próximo ano, com o incremento de iniciativas e eventos que projectem a marca Fafe, tragam mais visitantes a Fafe e dinamizem a economia local.


Commentaires


bottom of page