top of page
leclerc.jpg
IEES.png
LOGO ERA SITE_edited.jpg
pub site.png
Novo-logo-da-DS.jpg
logo faftir site.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
Image2.jpg
atelier logo.png
pub site.png
358076610_576253454714813_52943724004093

Câmara de Fafe investe 9 milhões na Reabilitação do Bairro da Cumieira.

Iniciarão em breve, os trabalhos dos arranjos exteriores do Bairro da Cumieira em Fafe. Um projeto que representa um valor superior a um milhão de euros, pretende responder à carência de ligações na envolvente do Bairro da Cumieira e definir novos espaços de estadia e lazer, com novos caminhos pedonais e novas zonas pavimentadas, bem como a criação de dois novos eixos rodoviários, um espaço de lazer e desporto e novas zonas pavimentadas.





Requalificação integral de 11 Blocos habitacionais e 195 habitações.

Este projeto está inserido no processo da Reabilitação do Bairro da Cumieira, cujas obras tiveram início em fevereiro de 2019.

Uma obra de requalificação interna e externa de 11 blocos habitacionais, com a realização de obras de eficiência energética com a substituição de telhados, a colocação de isolamento térmico e acústico e novas caixilharias. Uma intervenção que abrange um total de 245 habitações.

Nas 195 habitações propriedade do Município estão também a ser realizadas intervenções de requalificação profundas: de pintura, substituições de pisos, madeiras e portas, novas casas de banho, cozinhas e substituição das canalizações.


A Câmara Municipal acompanha de perto as obras de requalificação bem como todo o processo de realocação das famílias para as habitações provisórias, pelo período da realização das obras. A Câmara assume também a logística de todo o processo, nomeadamente, o transporte dos bens para as habitações provisórias e o regresso das famílias à morada definitiva, bem como todo o acompanhamento burocrático que isso implica.



Acompanhamento Social


Paralelamente a este grande projeto de reabilitação, estão a decorrer no Bairro da Cumieira três projetos sociais, o “Projeto EI! - Educação para a inclusão”, o “Projeto Trilhos Interculturais” e o projeto GPS4G que acompanham a população residente.

Estes projetos têm como objetivo a integração da comunidade em geral e da comunidade cigana mais especificamente, com base numa ação multidimensional e interinstitucional, assente em estratégias e ações promotoras da interculturalidade e na participação cívica, geradora de uma igualdade de oportunidades e coesão social no território, bem como a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, tendo em vista a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.

O GPS4G tem como objetivo a criação de uma Associação de Moradores, representativa dos interesses da população aí residente, que desenvolverá atividade numa dupla vertente: por um lado fará a interlocução junto de outras entidades para a promoção da qualidade de vida no bairro e, por outro lado, fará a dinamização de eventos de caráter cultural, social e desportivo.


Recorde-se que o Município de Fafe tem disponíveis, desde 2014, diversos programas de apoio à população como o apoio à renda, o apoio aos cuidados de saúde, o programa abem (medicação), apoio psicológico, bolsas de estudo, o programa de emergência Social (pagamento de despesas familiares), entre outros aos quais os residentes do Bairro da Cumieira são também beneficiários.


Texto e fotografias: Município de Fafe

bottom of page