Daniel Bastos apresenta em Paris o livro “Monumentos ao Emigrante” com presença do Secretário de Estado das Comunidades
- Armando César

- há 13 minutos
- 2 min de leitura
O historiador fafense Daniel Bastos apresentou no sábado, 15 de novembro, em Paris, o livro “Monumentos ao Emigrante – Uma Homenagem à História da Emigração Portuguesa”. A sessão decorreu na Casa de Portugal André de Gouveia, na Cidade Internacional Universitária de Paris, perante vários membros da comunidade luso-francesa.

A obra, desenvolvida em parceria com o fotógrafo Luís Carvalhido, resulta de um levantamento nacional dos monumentos dedicados ao emigrante existentes em todos os distritos de Portugal continental e nas regiões autónomas. No total, reúne mais de uma centena de referências entre estátuas, bustos e memoriais que retratam a história da diáspora portuguesa.
A apresentação esteve a cargo de João Costa Ferreira, diretor da Casa de Portugal, que sublinhou o valor simbólico da obra: “Ao folhear as páginas deste livro, monumento após monumento, sinto uma enorme nostalgia por todos os que partiram em busca de uma vida melhor”, afirmou.

O evento contou ainda com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, que integrou a mesa de honra. O governante elogiou o trabalho de Daniel Bastos na preservação da memória da emigração portuguesa e recordou as suas próprias ligações familiares ao fenómeno migratório para França, destacando “a humildade, a força estratégica e o dinamismo cultural da diáspora”. A sessão contou igualmente com a Cônsul-Geral Adjunta de Portugal em Paris, Mafalda Paiva de Oliveira.
A edição, bilingue (português e inglês), inclui prefácio de Onésimo Teotónio Almeida e posfácio da socióloga Maria Beatriz Rocha-Trindade, constituindo uma síntese ilustrada da história da emigração portuguesa. A apresentação representou também um momento de homenagem à extensa comunidade portuguesa residente em França, hoje estimada em cerca de um milhão de pessoas.
A iniciativa terminou com uma prova de vinho verde, promovida pela empresa Vinhos Norte, que acompanhou o convívio entre autores, convidados e membros da comunidade luso-francesa.





.png)










Comentários