Quatro detidos por caça ilegal em áreas de proteção nos concelhos de Guimarães e Fafe
- Armando César

- 10 de out.
- 1 min de leitura
O Comando Territorial de Braga da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), deteve, no dia 9 de outubro, quatro homens com idades entre 35 e 80 anos, por caça em área de proteção nos concelhos de Guimarães e Fafe.
As detenções ocorreram no âmbito de uma ação de fiscalização ao exercício da caça, durante a qual os militares verificaram que os suspeitos se encontravam a caçar em terrenos não cinegéticos, nomeadamente a menos de 250 metros de uma área residencial, o que é expressamente proibido por lei.
Durante a operação, foram apreendidas quatro armas de fogo e 12 munições. Os detidos foram constituídos arguidos, tendo os factos sido remetidos aos Tribunais de Guimarães e de Fafe.
A GNR recorda que o exercício da caça é interdito em zonas de proteção, devido ao risco que representa para a vida e segurança das pessoas, bem como pela possibilidade de causar danos materiais. Entre estas áreas encontram-se zonas residenciais, escolas, hospitais, lares, instalações militares, vias de comunicação e infraestruturas industriais, turísticas ou desportivas.
A Guarda sublinha ainda que, através do SEPNA, mantém uma vigilância permanente sobre o cumprimento das normas ambientais e de proteção animal, apelando à população para denunciar situações suspeitas através da Linha SOS Ambiente e Território – 808 200 520, disponível 24 horas por dia.






.png)










Comentários