top of page
leclerc.jpg
IEES.png
LOGO ERA SITE_edited.jpg
pub site.png
Novo-logo-da-DS.jpg
logo faftir site.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
Image2.jpg
atelier logo.png
pub site.png
358076610_576253454714813_52943724004093

Feiras Francas regressam a Fafe dois anos após o início da pandemia

Dois anos após o início da pandemia, as Feiras Francas regressam a Fafe para cinco dias de animação. Esta edição acontece de 13 a 17 de maio e tem como cabeça de cartaz o cantor fafense Carlos Pires e os grupos musicais “Cláudia Martins e os Minhotos Marotos”, “Aronis Show” e “Os Trastes”. O programaconta ainda com atuação de DJs, fado, festival de folclore, animação de rua, cenas da vida rural, jogos tradicionais, concurso pecuário, corrida de cavalos e muito mais.

O evento arranca às 15h00 da próxima sexta-feira, 13 de maio, com a inauguração da Expo Rural e a uma animação de bombos no mesmo local. Nessa noite, o programa contempla diversos momentos musicais, com destaque para a atuação da banda “Aronis Show”, às 21h00, no palco principal do Parque da Cidade. No dia 14, sábado, realiza-se a Feira das Coisas da Vida Rural na Praça das Comunidades, local onde serão recriados alguns momentos do dia a dia no campo. Nessa tarde, atuam no Parque da Cidade a Banda de Golães (14h30, Palco Arcada, na Praça 25 de Abril) e a Banda de Revelhe (16h30, Palco Arcada, na Praça 25 de Abril). Às 21h00, acontecerá uma atuação inédita de fado em que os fadistas Rosa Veloso e Valentim Carvalho cantarão na varanda do Arquivo Municipal. Seguem-se, no palco principal , os concertos do grupo “Os Trastes” (21h30) e “El Señor” (23h00). A noite termina com a atuação dos Djs Nino, Miguel Mendes e Ziks, a partir da meia-noite e pela madrugada fora.

Domingo, dia 15 de maio, reserva logo pela manhã um passeio equestre de cerca de 10 quilómetros desde Medelo, assim como cenas da vida rural, encontro de bombos e dois momentos dedicados ao folclore, com um desfile desde a ExpoRural com início às 15h00e um festival no palco da Praça 25 de Abril, às 15h30. No que toca ao programa musical, realce para a atuação das fadistas Palmira Ramada e Cristina Lima na varanda do Club Fafense às 21h00 e para o espetáculo de “Cláudia Martins & os Minhotos Marotos”, que atuarão no palco principal, às 22h00. Depois da atuação dos cabeças de cartaz desta edição, será lançado, às 24h00, o fogo de artifício na Torre do Relógio.

Carlos Pires e fogo de artifício na noite do feriado municipal

No dia 16 de maio, feriado municipal de Fafe, o programa começa com a feira do gado cavalar,às 9h00, no Parque da Cidade, sendo a tarde marcada pela chega de bois às16h30, seguida de animação musical variada. Às 21h30, sobe ao palco principal o cantor Carlos Pires e, nessa noite, encerra a Expo Rural. O último dia do evento, terça-feira, dia 17, promove logo às 9h00 o Concurso Pecuário, a realizar no Parque da Cidade. Está igualmente prevista a corrida de cavalos a passo-travado, que terá lugar na Rua Ângelo Medon. As festas encerram nesse dia, às 19h00.

Destaque-se ainda que a edição deste ano conta, para além do organizador principal, a Câmara Municipal de Fafe, com o envolvimento de várias entidades, como COFafe, Junta de Freguesia de Fafe, Águas de Fafe ou Rancho Folclórico de Fafe, e um total de 36 stands, que variam entre serviço de bebidas, artesanato, produtores locais e atividade económica representativa de vários setores. Importa registar que, nesta edição, as bebidas serão servidas em copos recicláveis, sem resíduos e amigos do ambiente, com vista a minimizar ao máximo o impacto ecológico de um evento desta dimensão. A Cooperativa dos Produtores Agrícolas de Fafe (COFAFE) tem a seu cargo a organização de todo o programa relacionado com a atividade agro pecuária e exposição eatividade rural presentes na iniciativa.

Ainda no âmbito do evento, de 13 a 15 de maio, acontece também o “Fim de semana Gastronómico”, que promove uma experiência gastronómica a todos aqueles que queiram experimentar a gastronomia local, nomeadamente a “Vitela Assada à Moda de Fafe” e a prestigiada doçaria “Doces de Gema”.A iniciativa conta com a adesão de 11 restaurantes locais e está disponível no jantar de dia 13, almoço e jantar no dia 14 e almoço no dia 15. Ainda neste âmbito, as 12 unidades de alojamento local parceiras desta experiência efetuam um desconto de 10% nas duas noites (sexta e sábado) a quem visitar o concelho neste fim de semana.


bottom of page