Município faz balanço "francamente positivo" das Festas de Fafe
- Armando César

- 24 de jul.
- 3 min de leitura
Terminadas as festas de Fafe a hora é de balanço e numa nota enviada à imprensa o Município de Fafe, que há anos a esta parte chama a si a organização das festividades, rotula como francamente positiva a edição deste ano.
"O balanço é francamente positivo e o Município recebeu muitos elogios e felicitações pela organização geral, pelo cumprimento de horários e pela excelência do programa apresentado que conjuga diferentes estilos e dimensões artísticas, sem esquecer os números de tradição, indo ao encontro dos diferentes públicos e preferências.
As Festas de Fafe são reconhecidas como tal e, sobretudo, pela sua qualidade de organização.
Milhares de pessoas encheram o Parque da Cidade nas duas noites em que foram promovidos 4 concertos musicais (com artistas portugueses) e os mais jovens (que estão cada vez orgulhosos e envolvidos pelas Festas da sua terra) beneficiaram de duas noites com DJ's.
Destacamos o conjunto de atividades realizadas no centro da cidade, mantendo-se viva a relação dos fafenses com a animação do seu espaço urbano. Assim, realizou-se um desfile de moda na Arcada (e concurso de vestido de chita), um evento de bailado no Teatro Cinema, dois dias com arruadas de bombos, a XXX Mostra de Folclore (cinco grupos de folclore de todo o país no palco Arcada), uma noite de fados de Coimbra (Jardim da Casa da Cultura), dois concertos na Praça da Justiça (um durante a tarde, outro à noite) com despique das Bandas Filarmónicas de Golães e de Revelhe e o desfile alegórico pelas principais ruas e avenidas da cidade (e que mobilizou milhares de pessoas).
Desde 2022 que o programa das Festas de Fafe em honra da Sra de Antime têm início uma semana antes do que era habitual. Coincidindo com o ritual de descida da imagem da Sra de Antime do altar para o andor, assinalou-se o momento, no sábado (5 de agosto) em Antime, com concertos, tasquinhas e artesanato, numa iniciativa que envolveu o Município de Fafe e a União de Freguesias de Antime / Silvares S. Clemente.
O desfile alegórico, contou com a participação das forças vivas das freguesias de Paços, Monte/Queimadela, Seidões, Ardegão e Arnozela, Travassós e Regadas que, com muito brio, apresentaram os seus carros e composições inspirando-se na sua história, património, cultura e riquezas naturais. Considerando a reação positiva do público, conclui-se que as pessoas compreenderam a mensagem que as Festas de Fafe transmitem: são fruto das pessoas da terra que se empenham e envolvem num propósito de afirmação e identidade coletivas.
Este é um evento sustentável (foram distribuídos 67.458 copos reutilizáveis nas Festas de Fafe).
Este é um evento inclusivo (nunca tantos espetadores com mobilidade reduzida ou condicionada participaram e assistiram aos concertos das Festas, beneficiando da plataforma criada especificamente para este público), a organização das Festas de Fafe pauta-se pelo cuidado com a segurança e socorro.
Este é um evento seguro - Sob coordenação do Serviço Municipal de Proteção Civil vários agentes e entidades foram envolvidos na composição de um dispositivo com 150 operacionais que contou com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Fafe, Cruz Vermelha, GNR, GNR - Destacamento de Intervenção de Braga, Polícia Municipal, equipa médica e de enfermagem.
A existência de um plano rigoroso e articulado com as autoridades assegurou capacidade de intervenção rápida e prevenção de riscos.
No posto médico avançado (instalado no Multiusos de Fafe) foram registadas 24 ocorrências (assistências sem necessidade de transporte a unidade de saúde) e 2 assistências que implicaram evacuação hospitalar.
A Praça da Alimentação ("street food"), localizada junto ao Multiusos acolheu 35 estabelecimentos volantes (instalações próprias móveis, com aplicação das taxas habituais de ocupação).
A área destinada aos bares (no recinto dos concertos) contemplou 22 bares (com stands modulares instalados propositadamente pela organização, implicando o pagamento da montagem, conforme normas em vigor).
Toda a organização envolveu os serviços municipais de forma transversal e a todos os trabalhadores manifesta-se o agradecimento e reconhecimento públicos pelo empenho que colocaram nesta missão ao serviço dos fafenses e de Fafe."






.png)










Comentários